Thursday, November 19, 2015

30 DIAS DE YOGA: BALANÇO DA SEMANA #1


Desde que estabeleci o desafio dos 30 não tenho prevaricado*, como se tem visto, pelo menos no que toca aos desafios diários. O de escrever aqui é visível. No que respeita ao do yoga, faço aqui o balanço desta semana.

Tenho seguido as aulas do Ekhart Yoga, que estava a oferecer as memberships do primeiro mês por 1€. Experimentei várias investidas no Yoga, com desafios de 30 dias, com outro tipo de aulas, com vários instrutores, e nunca gostei de nenhum tanto como gostei da Esther Ekhart. Sinto-me desafiada e sinto muito rigor na abordagem às posturas e à prática.

Todos os dias tenho tentado fazer uma aula, por muito pequena que seja. Estou a seguir dois programas: este e este, alternando-os como me apetece. No primeiro, vou ganhando a estabilidade e força que perdi no caos dos últimos meses.

No segundo, estou a introduzir-me à prática do Ashtanga Yoga, e a tentar aprender a primeira série, por ser um estilo "mais vigoroso" de yoga e por ser um estilo de yoga clássico, o que me suscita alguma curiosidade. Também porque existem grupos de prática aqui em Lausanne, nos quais posso participar gratuitamente, se souber fazer o half primary series (ainda não percebi muito bem a diferença). Tudo com muita abertura, porque já percebi que o Ashtanga tradicional está cheio de incongruências e polémicas que me deixam apreensiva, e porque me vou apercebendo que do que gosto é mais da componente do flow, que pode misturar posturas de várias tradições, segundo o objectivo.

Objectivos para a próxima semana:
- Trabalhar melhor o chaturanga
- Fazer pelo menos uma aula de 60 minutos
- Não cortar aulas a meio só porque fui preguiçosa e não fiz a aula mais cedo
- (relacionado com o anterior) Fazer pelo menos duas das aulas antes do almoço
- Não cortar a parte final do relaxamento.

*Tirando ontem, que me "esqueci" do meu post diário, por isso hoje vou tentar recuperar, mas sem pressing, porque não falta do que fazer por estes lados.

No comments: