Monday, December 17, 2012

OLHAR PARA A FRENTE TAMBÉM É OLHAR PARA TRÁS


Amanhã regresso a casa, depois de mais de duas semanas a viver literalmente da minha mala. Nessa mala não levo só roupa suja: levo objectivos concretizados, fotografias, memórias e ideias. Gosto de viajar, gosto de conhecer sítios novos, de rever sítios e pessoas de quem gosto, de descobrir coisas que não conheço nos sítios que já conheço. Gosto de sair do meu casulo, onde tanto tempo passo sozinha e de sentir o pulsar de outros ritmos, outras vidas, outras possibilidades.
Levo listas de coisas para fazer hoje, amanhã, daqui a uma semana, daqui a um mês. Muitas, provavelmente sofrerão o drama das coisas inacabadas, dos projectos esquecidos, relegados para segundo plano. Com isso não me importo: preciso delas para me organizar, para me reinventar nos desafios que vou colocando a mim mesma. E no lugar de me sentir culpada por não ter concretizado muitos deles, acho que o segredo está em apreciar o sentimento de superação quando conseguimos riscar mais um.


Hoje (finalmente) percorri o tão afamado trilho entre o Pico Ariero (1818m) e o Pico Ruivo (1861), o terceiro e o ponto mais alto da Madeira. O regresso, pelo mesmo trilho, não estava nos planos, mas presenteou-nos com um sol a pôr-se atrás das nuvens, projectando no céu as cores mais incríveis que alguma vez vi.

Um final de dia poderoso para duas semanas cheias de percalços, trabalho, ideias, encontros, sorrisos, lágrimas, um aniversário, novos projectos e uma pilha de listas de coisas a fazer interminável. Venha o Natal e este novo ano que será, no mínimo, um desafio pegado.

No comments: