Saturday, September 28, 2013

BEM-VINDO, OUTONO


Chegou o Outono.
Chegou o tempo do frio e da chuva. Chegou o tempo em que não tenho de regular os estores de casa a toda a hora para impedir a entrada do calor. Posso andar de meias. Posso dormir de meias. Trabalho sem ter calor e ainda não está demasiado frio, por isso posso ter as janelas abertas enquanto ouço a chuva a cair. Sinto-me aconchegada em casa, a trabalhar, e não tenho a sensação constante de que bem, bem só se está na praia.


O Outono é generoso para os gatos e para quem tem teses para escrever: os primeiros recuperam as sestas nas mantas e já não andam esparramados pelo chão, tipo bacalhaus, para se refrescarem. Os segundos, esses, podem voltar a comer sopa com prazer.


Sopa de Cenoura e Courgette

1 cebola grande
4 ou 5 dentes de alho
1 courgette gigante (ou duas médias)
5 ou 6 cenouras
azeite
sal
pimenta

Cortar a cebola e o alho em pedaços grandes. Deixar suar, com azeite, numa panela fechada e até ficarem translúcidos. Juntar a courgette e a cenoura em pedaços. Deixar cozinhar alguns minutos para ganhar o sabor da cebola. Deitar água, o suficiente para cozer, mas sem cobrir os legumes. Passar com a varinha mágica, ajustar a consistência da sopa acrescentando mais água. Levar novamente ao lume, deitar sal e mexer bem.

Servir com cebolinho picado e pimenta. Ontem também lhe juntei um bocado de pó de caril, gengibre e piripiri. Desconfio que com noz moscada também fica bom. Acho que esta sopa é palco para boas invenções com especiarias, ervas aromáticas, sementes ou até um queijinho de cabra esfarelado.


E depois acompanhei com um pão pita, recheado com húmus (feito com grão de bico que cozi há uns tempos e congelei), beringela grelhada e salada. Delicioso. Alguns apontamentos:
- salgo as fatias de beringela com sal grosso uns 15 minutos antes de grelhar. Corta a acidez e larga uma grande parte da humidade que contêm. Antes de as grelhar, sacudo o sal todo e seco muito bem com papel absorvente;
- para o húmus uso apenas o grão de bico, sumo de limão, sal, azeite e um dente de alho. A receita original pede tahini (pasta de sésamo) e realmente fica melhor, mas a sua ausência não é impedimento para que fique delicioso na mesma.

1 comment:

Anonymous said...

nhom nhom nhooom