Tuesday, June 17, 2014

O PRATO DO DIA #3


Às vezes adiamos certas coisas porque esperamos a melhor altura para as fazer. A melhor altura nunca chega. Há outras coisas que fazemos num acto de impulsividade bem intencionada, mas mal calculada, e ficamos com um frigorífico cheio de legumes fresquinhos quando vamos passar uma semana fora.
Subscrevi o cabaz PROVE, como tinha dito que faria. O primeiro cabaz chegou num fim-de-tarde de sol, antes de um fim-de-semana bem preenchido e uma viagem na terça-feira seguinte. Sem grande tempo para cozinhar, congelar e armazenar (à excepção da couve galega e do feijão-verde), e muito menos para os comer.


Os espinafres de que vou falar aqui já são do 2.º cabaz. Os do primeiro comi-os à pressa, salteados com alho, enrolados numa tortilla com queijo-creme, cebolinho e pimenta, acompanhados de uma salada gigante, com uma alface quase inteira (hmmm! alface com sabor! e eu, que não sou alfaceira, despachei a salada toda nesse dia). Foi o que se comeu antes da viagem. Quando cheguei, uma semana depois, o que tinha deixado no frigorífico ainda estava em condições de ser cozinhado e comido. Incrível!


Continuamos na saga das fotos pouco bonitas, que a noite já vai avançada e eu quero é comer, mas isto é tão bom que tenho de partilhar. Mas eu prometo que esta receita, muito mais linda no seu original, é mesmo, mesmo boa. E comi metade do rolo e ainda levei a outra metade na marmita, no dia seguinte.


O que eu fiz:

- Salteei as folhas dos espinafres com dois ou três dentes de alho num tacho. Enquanto os espinafres cozinhavam bati dois ovos, com uma pitadinha de sal e de pimenta. Cortei os espinafres cozinhados e ligeiramente espremidos para ficarem sem líquido e juntei-os aos ovos batidos.

- Forrei uma forma rectangular com papel vegetal e deitei, cuidadosamente, a mistura de ovo e espinafre, espalhando de maneira a ficar mais ou menos rectangular e bem espalhado, mas consistente.

- Meti a espécie de omolete no forno durante uns 10? 15? minutos? (não me lembro) - até a omolete ficar cozinhada, mas sem a deixar secar.

- Retirei a omolete do forno, deixei-a arrefecer e, enquanto esperava, misturei o requeijão com cebolinho cortado finamente, sal e pimenta.

- Com a omolete fria ou relativamente morna, espalhei a mistura de requeijão, coloquei umas fatias de salmão fumado, e enrolei. Fatiei como se fosse uma torta. E comi.



Estava bom e no dia seguinte também!
(mas da próxima vez, uso menos sal, porque o sabor do salmão já é salgado e forte o suficiente. metia era mais cebolinho, na boa)

4 comments:

Joana said...

wwwoooowww!!!!!

Joana Maria said...

não tem nada que saber, e a receita foi sacada de outro lado! experimenta, fica mesmo bom :)

Joana said...

fiz ontem quando cheguei a casa! mas com nabiça porque já tinha acabado os espinafres. muito legal! :D

Joana Maria said...

a nabiça dura buéee, não é? também acabei a minha nabiça hoje :D