Wednesday, June 18, 2014

O PRATO DO DIA #4


Este não é bem um prato do dia, porque é só um acompanhamento. Mas é o meu novo acompanhamento preferido, e há-de acompanhar muitos pratos do dia que hão-de vir.


No cabaz PROVE, que é um cabaz de produtos locais e sazonais, vem sempre uma couve galega, nabiças, acelgas e todo o tipo de folhas verdes escuras que eu adoro. Estas têm a particularidade de serem mais frescas, tenrinhas e saborosas do que aquelas coisas duras, fibrosas e sensaboronas que habitam as prateleiras do supermercado. Como são tenrinhas, o seu destino já não é, inevitavelmente, a sopa, e salteio-as, meto-as no arroz, e hei-de fazer como a Jo, que também as enrola com cenas dentro.


Desta vez, cortei a couve galega em tirinhas. Refoguei dois ou três dentes de alho (sempre o alho!) num tachinho, sem deixar alourar. Juntei a couve e um bocadinho de água, não muito. Fui sempre deitando água, para não deixar secar, até as couves estarem cozinhadas.

Juntei uma pitada de sal e de pimenta, e uma colher de sopa de alcaparras (que dantes odiava, mas que agora meto em todo o lado). Fica mesmo bom com uma posta de peixe grelhada e uma daquelas batatas que tambêm vêm no cabaz, cozidas, sem nada, que não é preciso com o sabor que elas têm!

2 comments:

ana said...

acho que uso a mesma receita para quase todo o tipo de vegetais com folhas verdes! neste momento, é espinafres dia sim dia não :D

Joana Maria said...

espinafres também bota com alho. mas alcaparras acho que não liga muito. para os espinafres é cogumelos ou requeijão à lambona :P