Tuesday, June 13, 2017

ONE SECOND EVERY DAY - FEBRUARY-APRIL 2017


De Fevereiro a Abril a vida pareceu um percurso de obstáculos. Tanto que este projecto de 1 segundo por dia passou para segundo plano porque, face a tudo o que se foi passando, era completamente irrelevante.

Só que não.

Em alguns dias, lembrei-me de pegar no telemóvel e de registar pequenos instantes. Ao rever estes momentos, vejo que fiquei com um registo de um dos períodos mais tristes da minha vida, mas que este também teve momentos muito bons. No fim, o reconhecimento de que uma época pode ser difícil no geral, mas que existem pequenos micro-períodos em que podemos esquecer isso tudo, e que funcionam como bolhas de ar que nos vão dando ânimo.

Em Fevereiro, o trabalho foi intenso. Chegou a minha irmã, para um período de voluntariado nos Alpes que foi logo interrompido pela notícia de que a nossa querida avó tinha falecido. Fomos todos a Portugal, netas e neto-adquirido, mais neto que adquirido, porque assim tinha de ser, para estarmos com o nosso avô e com a nossa família, e para ultrapassarmos aquele momento juntos. Revimos família, amigos, chorámos, rimos, sentimos o sol, usufruímos do quintal e fomos reconhecendo que ela continua presente no nosso dia-a-dia de formas infinitas.

De regresso à Suíça, tivemos visitas boas, respiramos o ar da montanha em inúmeras saídas de ski, passámos muito tempo com amigos que vamos deixando que se instalem nas nossas vidas, e cujo apoio, riso e companhia é profundamente apreciado.

Treinámos para os 20km de Lausanne, que corri com um prazer imenso. Corremos em sítios lindíssimos que temos a sorte de ter à porta de casa. O trabalho continuou a ser intenso, mas com uma estabilidade conturbada. Fui voluntária no Cully Jazz, um festival no meio das vinhas. Conheci novas pessoas e fui tentanto passar mais tempo com aquelas que me enriquecem.

No final, é uma questão de poder olhar para trás e reconhecer, com gratidão, o quanto este tempo foi... vivido.

No comments: