Saturday, July 13, 2013

A RECOMPENSA ESTÁ NO CAMINHO



Há pouco menos de 4 anos fiz esta caminhada. De Griesalp (1408m), passando pelo Hohtürli (2774m), parando no Blumlisalphütte (2834m) para almoçar, e descendo de volta a Kandersteg (1176m), passei por paisagens tipicamente suíças, por vales vertiginosos cuja profundidade me abalou, por montes tão rochosos que mais parecia o solo lunar, por blocos de gelo impressionantes.


Nesse verão, o lago mágico Oeschinensee era o lago à porta de casa, e quando percorria as ruas de Kandersteg, pela noite, e sentia o aconchego das montanhas, admirava-me com a perfeição daqueles momentso. Como se tudo na minha vida fosse tão certo, de que se eu me pudesse congelar naquele momento, morreria feliz.


Mas esse momento não se congelou e a minha vida também não. Ainda bem, porque guardo comigo essa magia, mas ficar naquele sítio para sempre iria torná-la velha. Porque precisava de dar o passo seguinte. Precisava de não me acomodar, confortavelmente, na bolha que tinha descoberto. [As bolhas precisam de se rebentar antes que nos engulam.]


Nesse dia, depois de semanas a escrever a proposta para a bolsa, a chafurdar em teorias e modelos e artigos, recompensei-me com esta caminhada. Nesse dia, senti as pernas a doer, os gémeos a queimar, o cansaço a moer. Irritei-me, desmotivei-me, perguntei-me porque é que me meto nessas coisas, porque é que me canso.


Canso-me para chegar a este momento em que, no Hohtürli, dás um último passo, olhas à tua volta, e o teu ângulo de visão não chega para ver para a frente, para trás e para os lados, tanta imensidão. E que essa imensidão é tanto maior como cada gota de suor, cada sinapse dor, cada respiração mal amanhada que sofreste até chegar ali. Conquistaste a paisagem, pensas. Tens o direito de te apropriar dela.


Esse sentimento de conquista é das aprendizagens que melhor guardo. Nestes dias, facilmente chegas acima dos 3500m de altitude sem teres que fazer grande esforço. Sem grandes dificuldades coleccionas países, aventuras, experiências, num número tão grande quanto aquele que te chega para impressionares meio mundo. Mas, dentro de ti, sabes que o lugar especial é aquele que sofreste para lá chegar; aquele que te fez desesperar, que te fez ultrapassar as tuas fronteiras. Dentro de ti sabes que é mesmo aí dentro que está o limite. E dentro de ti é que tudo conta.



E, hoje, era disto que precisava de me lembrar.

No comments: