Friday, May 16, 2014

O PRATO DO DIA #2


Sempre pensei que um dia, quando me decidisse a publicar fotos de comida, já seria uma expert em fotografia e só mostraria fotografias de comida bonita, sexy, com muito estilo e com as técnicas mais brilhantes de fotografia. Só nessas condições é que qualquer fotografia de comida seria fotografável. Também faria pratos cuja deliciosidade teria uma correlação quase perfeita com uma aparência imaculada e com o potencial para partilhar.


As it turns out, isso era tudo treta de wannabe. A minha cena não é criar pratos bonitos. A minha cena é criar pratos para eu comer a seguir. Sozinha e a ver um episódio de uma série qualquer que só dure 20 minutos, porque a seguir tenho de ir trabalhar e não se vê séries durante o dia quando se tem uma tese para terminar.

Por isso, a vontade de fazer pratos bonitos relega-se para segundo plano quando se quer é comer, e a mesma coisa vai para lhes tirar fotografias quando as coisas estão a arrefecer e a urgência de as comer é maior.

 
Quem é que quer saber se eu sujei o fogão todo quando cortei um tomate sumarento para dentro de um tacho? Era um tomate sumarento! Só um tomate deu para fazer um arroz de tomate para mim! Só para mim!

E as duas cavalas que ali estão não são especialmente belas. Mas por pouco mais de 1,50€ as duas, tinha de as partilhar. Porque cavalas podem não ser o peixe mais famoso do mundo, e podem ser mais secas do que o robalo e a dourada, mas têm um sabor especial que eu adoro. Com muito limão e um arroz de tomate que eu amo de coração.

Então, o que eu fiz foi:

- Cortar as cavalas em filetes e espremer o sumo de meio limão e uma pitada de pimenta. Reservar.
- Cortei dois dentes de alho para um tachinho e refoguei com um tomate partido grosseiramente (já disse que ele era muito sumarento?). Juntei um bocado de sal e água e deitei para lá meia chávena de café de arroz (sim, das de expresso - é a medida certa para uma refeição para mim).
- Quando o arroz estava quase cozido, grelhei as cavalas num tacho bem quente: primeiro com a pele para baixo, para ficar bem tostadinha. Virei e grelhei só uns segundos, que a cavala não se quer demasiado cozinhada, senão fica muito seca.
- Já no prato, reguei os filetes de cavala com umas gotas de sumo de limão, uma pitada de sal e um fiozinho de azeite. Pus muito cebolinho, porque era o que tinha à mão, mas desconfio que com salsa fica melhor.


4 comments:

andorinha said...

Eu sei que não tem nada a ver com este post das cavalas, mas era só para dizer que me inspiraste para a criação da lista de resoluções. Vou começar a pensar na minha!

By the way, o prato tem um aspecto delicioso, ou, pelo menos, perfeitamente comestível (que é o que aprecio)! ;)

Joana said...

belo post joui, é isso mesmo!

Joana Maria said...

Andorinha, a criação da lista de resoluções é uma coisa fenomenal! Boa sorte e inspiração para a tua :)

Joana Maria said...

Jo: yeaaaaah! :)