Thursday, November 19, 2015

A PROPÓSITO DO ASHTANGA YOGA


O post de hoje é curto e quase como anexo ao post anterior. Ainda muito verde nestas coisas do Yoga, interessei-me de repente pelas diferentes abordagens e pelo seu propósito. Há muita coisa escrita por essa web fora, e muitas delas por Americanos; nem me atrevo sequer a abordar as correntes mais tradicionais e mais enraizadas culturalmente no mundo oriental. De toda a maneira, esta entrevista elucidou algumas das minhas questões a propósito das várias correntes.

Curiosamente, descobri a Maty Ezraty porque andava a tentar perceber no que consistia a Primary Series do Ashtanga Yoga. Vi este vídeo, de uma aula dada pelo fundador da corrente Ashtanga, com alunos (muito novos!!) que depois viriam a ser os difusores desta corrente nos EUA. Podem dizer que é tudo muito ocidentalizado e que há muita coisa que se desliga do propósito original do yoga, mas eu (de forma algo ingénua, admito) acho que a globalização nos deu esta preciosidade, que é estender o melhor das nossas culturas bem além das fronteiras.

No comments: