Wednesday, November 25, 2015

E... DESCARRILOU.*

Ah, que estava a correr tão bem!
As temperaturas desceram abaixo de zero, eu passei o fim-de-semana a laurear a pevide e a comer coisas deliciosas, e de repente... foi tudo por água abaixo. Nunca mais escrevi.
Tudo não, que o yoga resiste (ok, no fim-de-semana não consegui fazer, mas ainda vou conseguir apanhar o que está em falta).

Mas para não estar aqui a lamentar-me pelos falhanços cometidos, há que voltar a rescuperar o ritmo (e repor os posts em falta). Mas antes, queria falar do Desert Island Discs.

O Desert Island Discs é um programa da BBC4 que já existe há muitos anos. Cada episódio do programa recebe um convidado diferente, uma personalidade, que é convidada a inventariar oito músicas, um livro e um item de luxo que levaria para uma ilha deserta. Durante o programa, o convidado vai conversando sobre a sua vida e debatendo as suas opções.

Não sei se é por ter uma certa curiosidade pelas histórias das pessoas, ou se é por eu própria estar numa série de crossroads, que me traz alguma paz ouvir falar sobre as crossroads dos outros. Não sei se é pelas músicas, com selecções do mais eclético que pode haver, mas que pintam os caminhos que as pessoas foram trilhando. Mas sei que gosto muito e alguns castaways têm sido verdadeiras revelações.

Aqui deixo uma lista dos meus castaways preferidos:

Daniel Kahneman: este foi o meu preferido de todos os episódios que ouvi. O Kahneman, além de um génio, é uma pessoa lúcida, engraçada e inspiradora. Quando ouvi este podcast estava em Braga, a desmontar a minha cama, e pensei que se, enquanto investigadora, conseguisse atingir 10% da sua profundidade teórica (nem falo em reconhecimento...), sentir-me-ia realizada.

- Rebecca Addlinton: além do óbvio interesse pelo percurso de um atleta, gostei muito de ouvir esta, porque também fui pré-teen na Inglaterra. Quando os meus amigos portugueses se lembram de coisas típicas da cultura portuguesa dos anos 90, às vezes sinto um bloqueio. Quando ouvi este episódio, tive a certeza do que já suspeitava - não é que eu não estivesse atenta. Estava era noutro sítio!

- A paixão subjacente a todo o trabalho da professora Sue Black (que eu não conhecia)

- O percurso musical, a simplicidade e a paixão da Alison Balsom (que também não conhecia)

- Jimmy Wales, co-fundador da Wikipedia

- E relacionados com comida - a Ruth Rogers, fundadora do épico River Café, e o Jamie Oliver, quando ainda era um jovem revolucionário e pouco conhecido.

Sempre que vou aos arquivos, encontro algumas pérolas, e divirto-me a ouvir as histórias. Felizmente, tenho arquivos que me demorarão uma vida a ouvir!

*Este substitui o post de Sábado.

No comments: