Thursday, January 10, 2008

TRUFAS DE CHOCOLATE BRANCO

A minha primeiríssima receita neste blog resulta de vários co-factores:

1. Comprei uma revista de culinária e estava mortinha por experimentar qualquer coisa;
2. Esta era a coisa mais simples;
3. Para além dos pontos 1 e 2, ela usa dois dos ingredientes que eu mais gosto de usar na cozinha: chocolate branco e manteiga;
4. E para além dos pontos 1, 2 e 3, ainda tenho o privilégio de usar uma das técnicas que eu mais gosto: o banho-maria.

O banho-maria consiste em aquecer, lentamente, quaisquer ingredientes dentro de um recipiente banhado em água quente. Não fosse eu uma pessoa lenta e vagarosa por natureza (e chamada Maria), deixar ingredientes como chocolate e manteiga derrenter e fundir devagarinho, envolvendo-se um no outro quando ambos estão no ponto de fusão é a delícia do meu contentamento.

Ah. E ter que provar para saber se já está tudo bem derretido e misturado.

Trufas de Cholate Branco (adapt. da blue cooking)
600gr de chocolate branco
200gr de manteiga sem sal
2 clhrs de sopa de essência de baunilha
amêndoa ralada
Derreter o chocolate branco e a manteiga em banho-maria. A manteiga e o chocolate branco têm tendência a não se fundirem um no outro sem um empurrãozinho, se isto acontecer, pode usar-se a batedeira até obter uma mistura bem cremosa.
Retirar a mistura do banho-maria e adicionar a essência de baunilha. Deita-se numa forma forrada com papel vegetal, cobre-se com amêndoa ralada e deixa-se solidificar no frigorífico durante umas horas.

A experimentar mais tarde:

- seguindo essa receita, as trufas ficam com um sabor demasiado amanteigado: vou experimentar reduzir à dose ou, eventualmente, mudar de manteiga;
- as amêndoas torradas devem ficar bem melhor, tanto por cima como misturadas na mistela.

1 comment:

Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.